sábado, 4 de fevereiro de 2006

Estou a subir de nivel...ou não?!

Sentes que estás a evoluir em todos os aspectos do jogo, as tuas pancadas de fundo estão mais consistentes, os voleis mais precisos, o jogo de pés melhor que nunca, a cabeça no lugar...então começas a ter necessidade e vontade de jogar contra adversários mais fortes, e, de repente as coisas começam a correr pior.
Sentes que esses adversários são superiores aos anteriores mas não são assim tão melhores e não entendes porque começas a falhar mais e a perder mais. Com isto vem a confusão, frustração, falta de confiança...

A verdade é que nao há nada errado com o teu jogo. A um nivel mais elevado, terás de jogar e responder a mais bolas e mais dificeis de contrariar. A velocidade de bola é maior, a colocação melhor, o adversário corre mais, etc.

Factor Consistência
A consistência a um ritmo mais baixo não vai chegar para vencer quando o nivel aumenta e terás de ser consistente durante mais tempo no ponto. A subida do nivel de jogo implica aumentar a consistência a um ritmo de bola mais elevado. Essa adaptação leva tempo.

Factor Pressão
Jogar a um nivel superior e com maior intensidade vai obrigar a um outro nivel de concentração mais intensa e duradoura no jogo. Os teus winners de antigamente já não o serão agora, um melhor adversário responderá a bolas mais rapidas. Sentirás obrigação de jogar mais forte, isto criará mais erros.

O que fazer?
Na verdade isto não é um problema. Estás apenas a jogar a um nivel superior e como tal é necessária adaptação. Relaxar e continuar a treinar mais intensamente para te familiarizar com a consistência, velocidade, e colocação de bola do nivel onde queres chegar. Mantem sempre isto em mente: NÃO ESTÁS A JOGAR PIOR, O TEU OPONENTE É QUE ESTÁ A JOGAR MELHOR!
Treina arduamente e não faças grandes alterações técnicas. Sê paciente. Aos poucos o teu jogo vai começar a engrenar como queres. Lembra-te que este cenário vai repetir-se sempre que subires de nivel, antecipá-lo é resolve-lo.

Sem comentários: